Filie-se ao pt

NOTÍCIAS

Bloco de oposição ao governo é constituído na ALMG

Formação de grupo com 20 parlamentares foi comunicada em Plenário nesta terça (7); novos deputados se apresentaram na reunião.

Bloco de oposição ao governo é constituído na ALMG

Formação de grupo com 20 parlamentares foi comunicada em Plenário nesta terça (7); novos deputados se apresentaram na reunião.

O bloco de oposição ao Governo do Estado foi formalmente constituído na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A comunicação foi feita durante a Reunião Ordinária de Plenário realizada nesta terça-feira (7/2/22). O bloco oposicionista tem 20 parlamentares e será liderado pelo deputado Ulysses Gomes (PT).

O PT, que tem a maior bancada desta legislatura, com 12 deputados, é uma das representações partidárias que compõem esse bloco. O grupo terá ainda quatro parlamentares do PV, dois da Rede, um do Psol e um do PCdoB. Essas legendas disputaram as últimas eleições agrupadas em duas federações partidárias: FE Brasil (PT-PCdoB-PV) e Psol-Rede.

Na oportunidade, o deputado Leleco Pimentel (PT) criticou a atuação do governador reeleito, Romeu Zema, que, em sua opinião, não construiu no primeiro mandato política social eficiente e deixou de pagar o piso nacional dos professores e cumprir comandos constitucionais como os mínimos de investimentos em educação e saúde. O deputado afirmou, ainda, que o País e Minas Gerais precisam se mobilizar para defender a democracia e evitar retrocessos, especialmente após os atos golpistas do dia 8 de janeiro em Brasília.

A deputada Macaé Evaristo (PT) exaltou a representatividade da mulher negra na ALMG. Elogiou ainda os eleitores mineiros por escolherem para a Câmara dos Deputados a primeira indígena, Célia Xakriabá (Psol), a primeira trans, Duda Salabert (PDT), e a jovem negra Dandara (PT). “A pluralidade dá pujança à democracia”, defendeu. Para a deputada, essas múltiplas identidades precisam construir outra narrativa para alcançarmos um Estado brasileiro mais justo.

E, em aparte, a deputada Andréia de Jesus (PT) lembrou a morte de um jovem de 20 anos que passou cinco dias esperando vaga para UTI. Cristiano de Souza caiu dentro do forno de uma carvoaria em São Domingos do Prata (Região Central do Estado) e foi levado para o Hospital Nossa Senhora das Dores, no município, que não tem condições de fazer atendimentos de alta complexidade. A Justiça havia determinado que o Estado providenciasse a transferência dele para uma UTI, mas a ordem judicial não foi atendida, segundo a deputada.

Galeria de fotos