Filie-se ao pt

NOTÍCIAS

Sobre uma tragédia anunciada

(Comunicado do PT-BH sobre o crime socioambiental de Brumadinho)

O PT-BH vem se solidarizar com as vítimas do crime socioambientalcometido pela Vale, na comunidade do Córrego do Feijão, em Brumadinho, que contabiliza centenas de tragédias familiares, entre mortos e desaparecidos.

Desde os anos 90, a mineradora está na pauta do partido, que lutou contra sua privatização no governo FHC, considerada um crime lesa-pátria, e contra o fim o caráter social que ela sempre desenvolveu nas comunidades onde atuava, por se tratar de uma estatal. A entrega desse imenso patrimônio nacional representou uma vitória do liberalismo internacional, cuja prática é o lucro desmedido e o pouco apreço pelo meio ambiente.

Minas Gerais não pode prescindir da mineração, parte de nossa história e de nossa economia, mas chegou o momento de tomarmos medidas responsáveis que cessem de vez tragédias como em Mariana e em Brumadinho. É essencial uma mudança na legislação para que diretores de mineradoras sejam responsabilizados criminalmente por esses acidentes, que sejam multados pesadamente e que percam o direito de atuar em caso de condenação.

Aproveitamos para esclarecer a fake news sobre decreto assinado pela presidenta Dilma Rousseff, em novembro de 2015, considerando o rompimento de barragens como desastres naturais. Isso não relaxou a fiscalização sobre as mineradoras, a medida apenas permitiu que as vítimas de Mariana pudessem retirar legalmente seu FGTS.

O Partido dos Trabalhadores sempre procedeu no compromisso de defender os interesses do povo brasileiro, suas conquistas trabalhistas e sociais, sua soberania, seu respeito internacional e o cuidado com o meio ambiente.

Arnaldo Godoy
Presidente do PT-BH